O Marketing de conteúdo na internet é hoje uma das atividades-chave para empresas que querem se destacar em seus mercados, compartilhar informações e conhecimentos sobre suas soluções e ainda gerar leads e aparecer para seu público nos lugares certos.
A cada dia aumenta o número de pessoas que acessam a internet, assim como o tempo que essas elas passam lá (ou aqui). Ou seja, a atenção das pessoas está no digital, na internet.
Mas, desculpe-me perguntar:
Qual é a sua estratégia de conteúdo para posicionar sua empresa na internet?
Se você ainda não sabe ao certo qual a estratégia para posicionar sua marca na internet, ainda não tem uma visão de como fazer marketing de conteúdo na internet ou como usar um blog em seu marketing de conteúdo, continue a leitura desse artigo.
Antes de mais nada, as empresas podem compartilhar estrategicamente a sua mensagem com muito mais gente do que compartilha hoje, usando, além das redes sociais, a internet.
Em outras palavras, estrategicamente quer dizer aumentar a abrangência da sua marca de maneira orgânica no decorrer do tempo, redução de tempo com automação de processos de marketing, e, principalmente, o aumento de novos leads e clientes.
Esse é um artigo direcionado para empreendedores e empresas que já estão trabalhando duro em seu marketing na internet e querem ampliar o número de visitantes no site de suas marcas.
Por outro lado, os empreendedores que querem aumentar suas audiências de maneira correta, também podem se aproveitar desse artigo, pois nele apresentamos as boas práticas de como usar um blog em seu marketing de conteúdo.
Marketing de conteúdo: Porque usar um blog?
O marketing de conteúdo na internet tem como característica principal a atração de pessoas para os negócios, de modo que a venda dos produtos sejam mais fáceis e em maior número (sejam escaláveis).
Em resumo, nosso marketing de conteúdo deve atrair visitantes para o nosso negócio e convertê-los em clientes de nossa marca.
Uma maneira efetiva de alcançar esses dois objetivos é direcionarmos parte do público-alvo que está navegando na internet para um blog e, em seguida, para a página de vendas dos nossos produtos e serviços. A seguir, você estudará detalhes dessa estratégia.
Uma segunda característica do marketing de conteúdo na internet é utilizar-se dos mecanismos de buscas, como a pesquisa do Google, para posicionamento do negócio ou marca nos assuntos que são buscados nesses mecanismos.
Blog: um canal para gerar visitantes no site e gerar leads
Daí uma importante razão de usarmos o blog como um canal fundamental em nossa estratégia de marketing de conteúdo na internet.
É para o blog que direcionamos o tráfego de pessoas que estão na pesquisa do Google pesquisando por informações sobre os mais variados assuntos. Quando olhamos com calma, percebemos a imensa quantidade de pessoas que mensalmente está nesses mecanismos fazendo buscas como essa, a seguir:
Em média 18.100 mil pessoas pesquisam pela palavra “como vender no mercado livre” na página de resultados do Google.
Em síntese, um artigo no blog é uma fonte de tráfego duradoura. Se bem planejado, também é uma fonte duradoura de geração de leads para um produto ou negócio.
Assim, quando temos um blog com dezenas de artigos gerando tráfego organicamente, é como se tivéssemos um shopping próprio, para onde as pessoas se direcionam.
As pessoas vão até os shopping porque sabem que lá vão encontrar as lojas e os produtos que desejam. Só que no caso do blog, as pessoas vão até ele porque sabem que vão encontrar informações que vão lhe ajudar a resolver desafios e lacunas de informação.
Além disso, quero te dar uma boa notícia: o custo de construir um blog é surpreendentemente baixo, comparado a outras táticas de marketing. Mais a frente vou te apresentar os detalhes sobre esse custo.
Por fim, um blog também é essencial para aqueles profissionais que querem lançar produtos digitais. Afinal, o blog funciona como uma plataforma de conteúdo, uma peça central para a estratégia de lançamento.
A seguir, vou te apresentar o que é necessário para ter um blog efetivo.
A internet nas estratégias de marketing de conteúdo
Vimos até aqui uma pequena parcela de como funciona o marketing de conteúdo na internet e como o blog ocupa um lugar central nessa estratégia.
Se você ainda não está familiarizado com essa estratégia, fique tranquilo que a internet é algo novo para diversas profissões e atividades econômicas.
Em resumo, a internet revolucionou as estratégias de marketing porque barateou o custo de produção, criou ferramentas de automatização de processos de marketing e possibilitou o aumento da abrangência do conteúdo.
Marketing de conteúdo: Entenda os custos
De modo geral, os dois custos principais de uma estratégia de marketing de conteúdo na internet são:
- Ferramentas digitais;
- Equipe.
Sem dúvida, são as duas barreiras entre aqueles que geram resultados com marketing de conteúdo e os que não geram.
Para aproveitarmos os benefícios proporcionados pela internet, já citados acima, faz-se necessário a criatividade das pessoas que usam as ferramentas digitais na execução de uma estratégia de marketing de conteúdo. Ou seja, produzir conteúdo exige pessoas criativas e comprometidas com os processos de produção e com os objetivos da estratégia de inbound marketing.
Marketing de conteúdo com blog: Confira as boas práticas
Em nossa concepção, cinco boas práticas servem de base para o uso bem-sucedido do blog numa estratégia de marketing de conteúdo.
- Um blog deve ser planejado para atingir o objetivo primário de geração de leads;
- O conteúdo de um blog deve ser cuidadosamente elaborado;
- As mídias sociais devem direcionar tráfego, visitantes, para o blog;
- Um blog deve ser integrado a uma ferramenta de email marketing (CRM);
- Um blog deve ter um indicador-chave de desempenho.
O objetivo primário de um blog é a geração de leads
É essencial nosso negócio possuir uma lista de leads porque todo negócio precisa de novos clientes para crescer e até mesmo sobreviver.
Ou seja, uma lista de leads é dinheiro em potencial. Quanto maior a lista de leads, maior o valor de um negócio, devido a capacidade dessa empresa gerar dinheiro rapidamente.
Como vimos um artigo no blog é uma fonte de tráfego duradoura e, se bem planejado, cada um dos artigos publicados no blog pode ser uma fonte duradoura de geração de leads para nossos produtos e/ou negócios.
O que vou te apresentar a seguir é uma visão de como fazer isso acontecer, como fazer com que um blog alcance o seu objetivo primário que é a geração de potenciais clientes para nossas empresas.
As 3 características do planejamento de um blog
Em primeiro lugar, a base desse planejamento é alinhar como o blog vai se encaixar na nossa estratégia de marketing de conteúdo. Como é que vamos publicar conteúdos em todos os canais de nossa estratégia de conteúdo que levem as pessoas para o nosso blog? Ou seja, como é que vamos publicar conteúdos no YouTube e/ou nas redes sociais que estejam alinhados e falando do mesmo assunto que os conteúdos publicados no blog?
Responder essas perguntas na etapa do nosso planejamento é essencial. Esse alinhamento nos permitirá transformar o público visitante do nosso blog, que está interessado no assunto dos conteúdos publicados, em compradores dos produtos e serviços que estamos ofertando sobre aquele assunto.
A segunda característica é saber para quem vamos produzir conteúdo e o quê que essas pessoas estão buscando de informações na internet. É essencial saber o quê está passando na cabeça daquela pessoa que está buscando pelo conteúdo que estamos publicando.
Atualmente, é bem fácil fazermos o mapeamento dessas informações. Existem ferramentas que proporcionam entender a psicologia das multidões na internet, que são as ferramentas de análise de banco de dados.
O que precisamos fazer é estudarmos o banco de dados do Google e mapearmos as principais palavras que estão na mente do consumidor na hora de sua pesquisa. Além disso, também precisamos linkar as buscas relacionadas a essas palavras porque assim temos um panorama de todas as buscas sobre aquele assunto.
Na etapa de planejamento essas palavras-chave podem ser usadas como base para o desenvolvimento de conteúdos no blog, nas redes sociais, no Youtube e no relacionamento com a base de leads, por email.
A importância do design em um blog
A terceira característica é o design do blog.
Em síntese, é preciso um design bem pensado para a experiência do leitor no blog.
Quando o leitor estiver no blog, como é que vai ser a experiência dele com nossos conteúdos?
O design vem exatamente para proporcionar que essa experiência seja agradável e o blog tenha usabilidade para o leitor.
Quando falo de design de blog, quero dizer que precisamos planejar o brand e a identidade visual do nosso blog.
A identidade visual e o brand do nosso blog precisam estar alinhados com a identidade visual e o brand dos outros canais usados em nossa a estratégia de marketing de conteúdo.
Em síntese, são esses os detalhes que geram os resultados no final da execução de nossa estratégia.
A agencia de marketing digital faz do jeito certo
Tem muita gente que faz isso de maneira amadora, e não tem a mínima noção de que esses detalhes são essenciais.
Nossa experiência enquanto agência de marketing digital permitiu-nos identificar esses detalhes e não fazer o planejamento de um blog da forma errada.
O que estou compartilhando com você é o jeito certo de pensar o planejamento de um blog. Assim você vai eliminar muitas práticas incorretas que não levam aos resultados almejados.
Os outros pontos que devem ser pensados na etapa de planejamento do blog são:
- Alinhamento dos objetivos de negócio com o objetivo do blog;
- Equipe responsável;
- Produção mensal de conteúdos;
- Formatos de conteúdos a serem publicados;
- Funil de relacionamento com leads gerados.
O objetivo de um blog é gerar leads
Geração de leads é o objetivo do blog e todo o planejamento deve feito para gerar o maior número possível de leads.
Como você visualiza em nosso website, os visitantes que chegam até o nosso blog e leem os conteúdos dos nossos artigos, precisam deixar um contato para serem considerados leads.
A partir desse momento, recebem uma sequência de emails para lhes explicar como nossos produtos ajudam seus problemas e são levados até a página de vendas dos nossos serviços de marketing digital.
Numa estratégia de marketing de conteúdo, o blog ocupa uma posição estratégica: a de gerar leads.
Claro que os leads podem ser gerados de maneira paga, usando as redes sociais. Mas como falei antes, o blog é uma das maneiras mais efetiva de gerar leads, pois ele funciona de forma orgânica, isto é, você cria os conteúdos e esses conteúdos passam a gerar leads para os produtos que ofertamos.
A persona do blog é a chave da estratégia de marketing de conteúdo
A estratégia de marketing de conteúdo conduz um potencial comprador pelo processo de jornada do cliente, fornecendo-os informações que lhes facilitem a tomada de decisão, isto é, que lhes facilitem a entender porque aquele produto lhes ajuda.
A internet é uma rede mundial de pessoas conectadas. Isso quer dizer que precisamos saber exatamente quem são os nossos potenciais compradores de nossos produtos e serviços.
Persona é a representação de uma pessoa, que representa o universo de pessoas que são potenciais compradores.
Entender que é a persona de nossos produtos e serviços é a chave para que possamos colocar mais pessoas no início do nosso processo de vendas e também para aumentar o número de compradores de nossos produtos e serviços. Afinal, quando entendemos melhor uma pessoa, suas necessidades e objetivos, passamos a nos relacionar melhor com elas.
Na internet, os dados digitais podem servir de base para a nossa pesquisa de marketing.
Essa pesquisa busca mapear às palavras chave usadas por nossos potenciais compradores nas redes sociais e no Google.
O conteúdo de um blog deve ser cuidadosamente produzido
O trabalho mais árduo no uso do blog em uma estratégia de conteúdo é a produção do conteúdo. Engana-se que o conteúdo de um blog deve ser feito de qualquer jeito, sem objetivo, metodologia ou processo.
Existem blogs que são verdadeiras máquinas de tráfego e de listas de emails, mas o trabalho para chegar a esse nível de resultado exige estratégia e muito cuidado em sua execução.
A seguir, vou te apresentar detalhes de como funciona o processo de produção de conteúdo para blog, examinando o processo de produção, a otimização do conteúdo para os mecanismos de buscas, o sistema de gerenciamento de conteúdo necessário, a comunicação persuasiva essencial e o processo de vendas a ser seguido.
As 5 etapas da produção de conteúdo para blog
Um bom conteúdo para ser publicado no blog deve ser forjado cuidadosamente em cinco etapas anteriores à publicação, que são:
- Pesquisa;
- Planejamento;
- Redação;
- Revisão;
- Otimização SEO.
Detalhes de cada etapa de produção de conteúdo
A primeira etapa é onde se reúne as informações necessárias para montar a pauta do conteúdo a ser publicado. Nessa primeira etapa, analisamos a palavra-chave principal e as palavras-chave secundárias que serão usadas no artigo.
Na etapa de planejamento, é onde montamos a pauta do artigo. No planejamento, definimos
- O título da pauta;
- A palavra-chave do artigo;
- O estágio do funil para o qual vamos produzir o artigo;
- O objetivo do artigo;
- A quantidade de palavras do artigo;
- O a estrutura do artigo;
- A chamada para ação no final do artigo.
Na terceira etapa, com a estrutura do artigo montada estrategicamente, fazemos a redação do artigo. Como o conteúdo do blog segue uma estratégia de marketing de conteúdo, então a redação do artigo deve usar palavras previamente selecionadas na etapa de pesquisa.
Na quarta etapa, é o momento de revisarmos:
- A parte técnica do conteúdo;
- O uso da língua portuguesa.
Afinal, milhares de pessoas ao longo dos anos vão entrar em contato com o artigo. Um erro de português ou um erro técnico pode fazer o leitor desistir da leitura e consequentemente de continuar em nosso processo de vendas.
Por fim, na quinta etapa é o momento de prepararmos o conteúdo para os mecanismos de buscas. Nessa etapa aplicamos as técnicas que farão nosso conteúdo aparecer nos primeiros resultados da pesquisa do Google.
Marketing de conteúdo para os mecanismos de buscas
Um levantamento realizado em 2018 pelo Google, revelou que são feitas mais de 100 bilhões de buscas por mês. Por ano, são realizadas mais de 2 trilhões de buscas em todo o mundo. Esses números só demonstram que praticamente todas as pessoas estão fazendo pesquisas no Google.
A regra é clara: se nosso blog não aparecer no Google, dificilmente as pessoas vão nos conhecer, e, consequentemente, vão conhecer nossos produtos e/ou serviços.
Assim, a quantidade de palavras-chave é determinada na etapa de pesquisa. Caso seja necessário, o número de palavras-chave no artigo pode ser maior do que duas mil ou mesmo cinco mil palavras. Depende dos artigos que já estão posicionados nas primeiras posições do Google.
Essa é uma parte bastante técnica na produção de conteúdo para o blog. Por isso, se você sentir a necessidade nesse tópico em específico, peço que você deixe comentário informando qual sua dúvida. Terei o prazer de respondê-lo.
O uso da persuasão no blog influencia na geração de leads
A produção de conteúdo para o blog, feita de maneira estratégica e focada em vendas de produtos digitais, utiliza a persuasão para influenciar a tomada de decisão da persona.
Ou seja, os artigos do blog apresentam uma comunicação persuasiva.
O objetivo da comunicação persuasiva é fazer o visitante deixar um contato de email, Telegram ou Whatsapp. Lembre-se que o grande objetivo de um blog é gerar leads para o nosso negócio.
Existem algumas formas bastante efetivas de geração de leads e lista de emails. Oferecer informações atualizadas através de uma newsletter é uma delas.
Sistema de gerenciamento de conteúdo
Para fazer a publicação dos artigos no nosso blog, é necessário um sistema de gerenciamento de conteúdo.
Trata-se de uma plataforma onde todos os artigos do nosso blog ficam armazenados, todas as páginas do nosso website são criadas e disponibilizadas.
Existem dois ótimos sistema disponíveis para fazermos essa, o WordPress e o Webflow.
De modo geral, é a ferramenta que usamos para publicar os nossos artigos e páginas do website, e também para organizar a informação dessas páginas.
As mídias sociais devem direcionar visitantes para o blog
Até aqui já te apresentei como um blog é essencial numa estratégia de marketing de conteúdo e algumas boas práticas podem ajudar no sucesso de uma estratégia desse tipo.
Outra boa prática é usar os meios de comunicação social como propagadores do conteúdo de um blog, de modo a torná-lo mais conhecido no mercado.
Mídias sociais como propagadoras de um blog
Em nossa estratégia de marketing de conteúdo, as redes sociais possuem a função de gerar visitantes no website/blog. No momento em que fazemos essa ação, de anunciar o nosso conteúdo para às pessoas que estão navegando nas redes, também estamos propagando o nosso conteúdo.
É importante destacar que esses anúncios do conteúdo devem ser feitos estrategicamente. Tem conteúdos no blog que podem direcionar para a página de vendas de um dos nossos produtos, outros direcionam para a página de captura de emails.
Isso quer dizer que precisamos analisar quais conteúdos têm maior busca no Google, porque o sucesso dos nossos anúncios nas redes sociais será maior.
Também destaco que a publicidade digital a cada dia se torna mais complexa. Hoje temos a oportunidade de divulgar nosso blog no YouTube, nos milhões de outros sites que são parceiros do Google, e, claro, na própria página de resultados do Google.
Os anúncios devem ser usados apenas quando o indicador chave de desempenho do nosso blog não esta sendo alcançado. Ou o número de visitantes no site esta baixo ou o número de leads gerados mensalmente também não corresponde a necessidade do negócio.
Um blog deve ser integrado a uma ferramenta de email marketing (CRM)
A estratégia de marketing de conteúdo auxilia o consumidor a se movimentar no processo de vendas. Neste processo, o email marketing ocupa um papel decisivo, visto que é através dele que melhor preparamos os nossos leads para fazer a compra de nossos infoprodutos
Essa preparação é o momento em que engajamos os leads com as ofertas de nossos produtos e serviços.
Email marketing é uma maneira inteligente de gerar vendas e relacionamento com uma base de leads.
Por isso, engajar as pessoas cadastradas na lista de emails é uma das tarefas que mais garante os resultados, quer seja de vendas, quer seja de reconhecimento, de autoridade de uma empresa.
Esse engajamento pode ocorrer de muitas maneiras, mas uma forma bastante efetiva é entregar informações que sejam úteis para uma boa parte da sua lista de emails.
Posts no blog, vídeo aulas, newsletter, ebooks e infográficos são algumas dessas maneiras.
Tais conteúdos são uma forma efetiva de gerar relacionamento e preparar a lista para. Assim, uma boa estratégia de email marketing leva em consideração a fase de aquecimento da lista, que geralmente ocorre numa fase anterior a apresentação da oferta dos produtos e serviços.
Os 2 Indicadores-chave de desempenho de um blog
O planejamento que realizamos para o nosso blog é bem sucedido quando temos bons resultados com o número de visitantes e o número de novos leads mensalmente, isto é, o número de pessoas que visitam o nosso site e deixam seus contatos para receberem mais informações.
Sem dúvida, quanto maior o número de visitantes em nosso blog, isso significa que a nossa mensagem, os nossos artigos, estão direcionados para as pessoas certas.
Por outro lado, quanto maior o número de pessoas que, após visitarem nosso blog. cadastram seus emails para receberem mais informações, maior o número de pessoas a serem preparadas para comprarem nossos infoprodutos.
Tais indicadores chave de desempenho podem acompanhados por meio de ferramentas digitais de análise, como o Google Analytics.
Além do acompanhamento, essa ferramenta nos permite uma inteligência analítica muito grande, devido a quantidade de dados que recolhe dos usuários que visitam nosso blog.
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